Avançar para o conteúdo principal

Amesterdão [Dia 1 e dicas]... ❤

Quem me segue no facebook e no Instagram deve-se ter apercebido que fui passar 4 dias, quer dizer 3 dias a Amesterdão, pois no primeiro dia já chegamos tarde e fomos logo para o hotel...
Foram 4 dias maravilhosos, conheci sítios maravilhosos, os canais e as Casas Barco era uma grande curiosidade minha... as pessoas a andar de bicicleta para todo o lado, uma confusão mas que para um lado deve ser uma confusão necessária, pois é o meio de transporte de muita gente... Fomos os 4 mosqueteiros eu a minha mãe, o meu irmão e a C. uma amiga da minha mãe... Foi uma autentica aventura... Ficamos hospedados no MEININGER HOTEL, um conceito de hotel muito interessante e um serviço 5 estrelas, adorámos...
 
*[uma aventura com os transportes aquilo é uma confusão porque existem vários, os autocarros, os trams (uma espécie de elétricos), comboios e barcos, muitas plataformas, enfim são precisos mil olhos para não nos enganarmos]
** [ Muito Importante nos transportes em Amesterdão é obrigatório passar o passe no inicio e à saída de cada paragem, pois ao não passar à saída, num próximo transporte esse mesmo passe fica imediatamente inválido e é muito chato ainda por cima os transportes são muito caros e isso implica ter que comprar novo bilhete]
*** [Importante, saber o mínimo de Inglês eu sou uma naba a línguas e safei-me minimamente, o Holandês é difícil para xuxu e isso torna-se um handicap na comunicação, nada que com gestos, cambalhotas e até pinos para nos perceberem...]
**** [Dica de poupança para quem quer visitar alguns dos museus e utilizar vários transportes é comprar o cartão I am Amesterdão Card, é um passe de 24,48 ou 72 horas, no nosso caso compramos de 48 horas, só inclui alguns museus, em outros dá alguns descontos e dependes dos meses em alguns sítios à direito a brindes, mas compensa sendo que os transportes são muito caros e para visitar tudo torna-se um facilitador ter um cartão destes]... nós compramos no hotel mas podem-se comprar no aeroporto ou na zona central. É preciso ter atenção com as saídas de barco para fora de Amesterdão pois tem dias da semana e horas da semana específicos como Domingo e Segunda de manhã, nós não sabíamos e o plano saio-nos furado e já não conseguimos ir ver a zona dos moinhos...
***** [Quem usa e abusa da net não se preocupe pois cada esquina, cada café, cada restaurante, cada museu, cada hotel tem wifi grátis, o que foi muito bom planearmos os nossos percursos no google maps]
****** [ Faz muito frio levem casacos quentes/impermeáveis e práticos, gorro, luvas, e cachecóis...]   
Dia 1

Levantamo-nos cedo, e às 9.30h já estávamos na fila do Museu do Van Gogh, para quem prefere arte moderna é de visitar este museu, sai de lá maravilhada e a transbordar de conhecimento sobre Van Gogh e até mesmo a perceber um pouco da historia de vida [ adquirimos o áudio Guide em português - 5€ ], mas consideramos importante para percebermos melhor os quadros do grande pintor, contem com grandes filas à entrada, muitas pessoas, sobretudo em torno do famoso quadro dos Girassóis. Para os apreciadores da cerveja é crucial fazerem um desvio para visitar o Heineken Experience, em Stadhouderskade, no nosso caso não fomos, pois ninguém apreciava. A seguir fomos tirar fotos nas famosas letras.... em frente ao Rijksmuseum [museu vizinho ao do Van Gogh]... Depois descemos até  ao Vondelpark, só vimos o início. mas do que vimos era belíssimo... uma lufada de ar fresco... com pessoas a correr e andar de bicicleta....
A seguir ao almoço fomos fazer o percurso de barco pelos canais de Amesterdão e que passeio magnífico, ainda por cima o mau tempo deu lugar a um sol maravilhoso... ao longo do percurso íamos ouvindo a história da cidade, os pontos mais importantes, as curiosidades, enfim muitas coisas e também havia áudio Guide em português. 
Em seguida fomos até ao Amsterdam Flower Market, onde havia todo o tipo de comércio de tulipas, flores em geral, e até as próprias recordações típicas para comprar para oferecer ou até mesmo para mais tarde recordar... Acabámos o fim de tarde na famosa rua ''Red Light District'', o famoso bairro de prostituição da cidade,  sei lá por um lado sei que lá é normal, mas para nós pessoas de fora é estranho ver ali mulheres a venderem à descarada o seu próprio corpo...
O dia acabou numa pizzaria Italiana onde comemos duas belas pizzas Margherita deliciosas, num sitio baste rústico, acolhedor e ao mesmo tempo elegante...






















 É preciso é haver criatividade para que a bicicleta caiba em algum sítio... pois com aproximadamente 600.000 bicicletas, seja uma tarefa bastante difícil  para estacionar as mesmas... 
O nosso jantar ambulante delicioso... 







 
BREVEMENTE ROTEIRO DO DIA 2 E 3.... ATÉ BREVE...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1 ano... A Festa do Peter Rabbit

 Já fez um mês que aconteceu a festa mais bonita dos últimos tempos. Sim festa, uma festa pequenina, familiar e com todas as precauções necessárias. O meu príncipe Gil, o meu afilhado tem a sorte de ter uma madrinha apaixonada por decorações de eventos e que lhe preparou com todo o amor e carinho, com a ajuda da mãe e da tia a festa mais linda com o tema do Peter Rabbit.  A decoração superou todas as espectativas, ficou tudo lindo, a mesa continha muitos pormenores bonitos e deliciosos. A verdade é que raramente venho cá escrever mas tive pena que não ficasse aqui o registo desta festa de amor. Provavelmente o meu amor nunca se irá lembrar desta festa, muito menos que estávamos em plena pandemia. mas uma coisa é certa um dia poderá reviver este dia lindo em texto e fotos. Sou uma madrinha babada, tenho o afilhado mais lindo do mundo, tenho pena de estar longe do meu príncipe mas a vida é mesmo assim, sempre que posso estou com ele e é sem duvida um amor para a vida toda.  A ti meu amor

A chegar ao fim... [Bênção/Queima das Fitas]...

O tempo voou... e o dia já passou... Vou ser muito sincera, a verdade é esta, eu não tinha a intenção de ir à Bênção das Pastas/ Queima das Fitas quase desde o inicio da licenciatura,  não que não gostasse da cerimónia em si, mas porque não via como algo necessário para me dar o dito "canudo" a verdade é esta, mas hoje olho para trás e digo a mim mesma.... "Ainda bem Rita que não ligas-te nenhuma ao teu pensamento e que foste à Benção", foi um dia lindo e ainda estou a tentar digerir o dia 6 de Maio...  Mas a verdade é que houve também um motivo extra [muito forte até] , para dar a confirmação da minha presença neste dia... eu iria usar o traje da minha mãe, precisamente 18 anos depois, da minha querida Mãe ter tirado o curso na mesma escola que eu, tendo-me já a mim com 5 anos e o meu irmão com um mês de vida [ e sim tenho o maior orgulho da minha mãe] ela é simplesmente magnifica e uma lutadora nata, que não desistes dos sonhos e luta até ao fim... Parabéns t

4 Anos - A festa da Frozen

A princesa da família já fez 4 anos como assim?... a verdade é que ela é uma miúda cheia de vida, alegre, feliz, perspicaz, curiosa,bem disposta, e cheia de vida... o que me fascina nela é a atenção que ela tem aos pormenores, nada lhe escapa e tem sempre a resposta para tudo na ponta da língua.  O engraçado é que cada vez mais ela se vai apercebendo da festa em si, e se o ano passado com os seus três anos já soube pedir o tema da Minnie, este ano então pediu à sua decoradora particular o tema da Frozen. Nós sabíamos que mais cedo ou mais tarde este dia ia chegar...hahahahah A verdade é que depois de tirar algumas ideias no Pinterest, foi fácil de começar a preparar todos os pormenores para o grande dia, e o bolo? aí o bolo foi dos mais bonitos de sempre, veio ainda mais bonito do que imaginamos e estava delicioso. Bem a cara da princesa quando de manhã viu o seu vestido azul da Elsa para vestir e depois quando viu a mesa e as decorações foi sem dúvida dos melhores momentos do dia